top of page

Os Caminhos Desconhecidos do Mundo Luz

Atualizado: 23 de set. de 2023


ree

Em 2013, como trabalho de conclusão de curso em Cinema, resolvi desenvolver uma oficina de fotografia para crianças na comunidade vizinha à Universidade, que faz parte de um dos bairros mais ricos da região.


Larissa, Marcelo, Emily, João e Kauã viviam logo ao lado de onde eu estudava, no bairro mais pobre de Santa Catarina. Comigo, eles vivenciaram uma experiência que trabalha suas próprias identidades, fotografando a si mesmos, suas casas, família, colégio e a Universidade.


O processo de alfabetização e desconstrução do olhar envolveu atividades com fotografia analógica, digital, instantânea, pinhole, assim como revelações práticas em laboratório. Ao final, tivemos uma exposição dentro da Universidade.


A brincadeira de criar em conjunto uma versão de mundo faz parte de mim e, com ela, a vontade de compartilhar as possibilidades visíveis. Hoje, 10 anos depois, me reencontro com esse projeto em um desejo de recriação dos olhares, com redes sociais e tecnologias ainda mais presentes na infância.


Todo este processo acabou se tornando também um documentário que aborda, tanto questões de desigualdade social e arte educação, como também sobre os caminhos do mundo luz. Ainda que tenha uma vertente política-social, o curta-metragem carrega uma linguagem autobiográfica, mostrando um pouco de como eu mesma comecei a fotografar e filmar.



Assista aqui:

Esse documentário gerou e gera material para pesquisa acadêmica até hoje, como por exemplo no artigo de Sousa, 'Um documentário me disse: a vida como obra de arte das crianças de uma comunidade'. Publicado na revista da faculdade de ciências humanas e da saúde – PUC-SP.


O trabalho segue agora em uma busca por novos espaços para co-criação dessa atividade. Contato e info: michelednz@gmail.com



Comentários


bottom of page